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Plano de aula: As fake news

influenciam as eleições?

A importância da educação cidadã

A Base Nacional Comum Curricular estabeleceu a educação cidadã, democrática e participativa como eixo central para a formação integral do estudante. Mais da metade das competências gerais e dezenas de habilidades estão diretamente relacionadas com o exercício da cidadania política, restando agora o desafio de implementá-la em sala de aula.

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Plano de Aula:

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HABILIDADES DA BNCC

EM13LP39

Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas (verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, formatação; comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater a proliferação de notícias falsas (fake news).

EM13LP40

Analisar o fenômeno da pós-verdade – discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de fake

news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno e da prevalência de crenças e opiniões sobre fatos –, de forma a adotar atitude crítica em relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem.

 

 

MATERIAIS PARA A AULA
Matérias impressas, pincel, lousa, celular.

OBJETIVOS
● Selecionar mecanismos de verificação para identificação de fake news;

● Diferenciar notícias verdadeiras de falsas;

● Perceber como as fake news podem influenciar no processo eleitoral.

 

PERGUNTAS ESSENCIAIS
● As fake news sempre existiram ou isso é uma prática do séc. XXI?

● Por que a desinformação se tornou algo comum nas redes sociais?

● As fake news podem influenciar os resultados de eleições?

 

COMPREENSÕES DURADOURAS
● Compreender que as fake news sempre existiram, mas que o avanço tecnológico foi um potencializador para a maior disseminação dessa prática.

● Realizar a checagem de notícias e fotos a fim de combater a disseminação de conteúdos falsos.

● Analisar asconsequências que a disseminação das fake news podem provocar no cenário político.

PASSO A PASSO
● Introdução: (10 min.)

O (a) professor(a) deve iniciar a aula realizando uma tempestade de ideias sobre o conceito de fake news. Escreva no centro da lousa a palavra Fake news, distribua post-its aos estudantes e peça que eles escrevam no post-it a resposta para a seguinte pergunta: “O que é fake news?”. Em seguida peça para que eles colem os post-it com as respostas na lousa. Se não tiver post-it disponíveis, o(a) professor(a) pode pedir para que os estudantes anotem as respostas no caderno e depois compartilhem com a turma enquanto o professor anota as

respostas dadas pelos estudantes no quadro. A partir dos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes referente às fake news, o(a) professor(a) aborda a temática da pós-verdade, que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e crenças pessoais.

 

Baixe para ter acesso ao Plano Completo, Evidência para avaliação, Adaptações para o ensino remoto e  Materiais de apoio. 

Escola da Cidadania Ativa

O Politize! tem um eixo voltado para o desenvolvimento de educação cidadã para as salas de aula, e sabemos que o caminho pelo qual conseguiremos chegar aos milhões de estudantes brasileiros passa pelos professore e professoras de todo o Brasil.

 

Com o objetivo de fomentar um canal de conexão e comunicação com os milhares de professores do Brasil, planejamos, para 2021, criar uma rede nacional de professores e profissionais da educação. Por meio dela, faremos o compartilhamento de materiais, metodologias e conteúdos pertinentes à educação cidadã.

 

O primeiro passo para a execução deste protótipo será a criação dos canais de comunicação. Para tanto, estamos coletando os e-mails de professores e professoras interessados em desenvolver esta rede conosco. Para participar e saber mais, basta selecionar a opção "sim" no formulário acima, e em breve faremos contato com novidades.

O Politize!

Somos uma organização da sociedade civil (ONG) com a missão de formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. Atuamos por meio da educação política, levando conhecimento para qualquer pessoal, dentro e fora de internet, respeitando a pluralidade de ideias, crenças e posições.

 

Você pode conhecer mais sobre o nosso trabalho e quem somos, acompanhar nossos conteúdos e materiais, e descobrir como estamos formando uma geração de lideranças cidadãs ao redor do Brasil. 

Nosso eixo de Escolas

O que fazemos

O Politize! Escolas é a nossa ponte com a educação básica. A iniciativa surgiu com o objetivo de levar conhecimento sobre cidadania, democracia e liderança para o NOVO ENSINO MÉDIO nas escolas públicas brasileiras.

Por que fazemos

Ser preparado para a cidadania é um direito constitucional de todos os brasileiros. Ainda assim, vivemos em um país onde os estudantes saem da escola sem conhecer a diferença entre um prefeito e um vereador ou sem saber como exercer direitos básicos enquanto cidadão. Acreditamos que a formação de lideranças e cidadãos ativos começa na escola.

Como fazemos

Por meio do apoio a Secretarias Estaduais de Educação no desenvolvimento de Itinerários Formativos, e de Eletivas alinhadas à BNCC com foco em Liderança e Cidadania, produção de material pedagógico, formação de professores e formação de estudantes para liderança nas escolas.

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